Receita de Babador de Crochê - Rápido e Ideal para uma "Mãe Gincana"!
4 min para ler
Fazer em casa e produzir com nossas mãos tem muito mais valor do que comprar pronto, não acham? Por isso estou sempre em busca de projetos rápidos, práticos e úteis em crochet.
Costumo dizer que muitos dos meus dias são como uma gincana. Sou a verdadeira "Mãe Gincana". Tenho, desde as 5h da manhã, uma corrida com horários determinados de tarefas para cumprir. Divido o tempo entre as meninas, a casa, o marido, o estudo, o trabalho, a saúde e atividade física... tudo isso sozinha e quase sem ajuda! Identificou?
Gosto de olhar assim, como uma gincana, pois o grande desafio é tentar fazer tudo com diversão sem esquecer de respirar no meio.
Quando o bebê dorme, a gincana dá uma trégua e corro para aproveitar cada minuto do soninho para tomar um café com minhas agulhas. Apesar de fazer do Crochet meu trabalho, amo tanto praticar essa técnica que sinto essa horinha como um presente no meio da tarde.
São poucos os trabalhos que conseguimos começar e terminar em, mais ou menos, 1 hora. Muitas vezes é dessa energia que precisamos. É recompensador sentar, se concentrar, esquecer de afazeres e em 1 hora transformar um novelo de linha em um lindo e útil objeto.
Foi pensando nisso que eu criei "O Desafio do Babador de Crochet". É super fácil de fazer e eu consegui terminá-lo em 1 hora!
Esse Babador pode ser um presente cheio de personalidade e estilo. Ou um projeto muito rentável para venda. Vamos tentar? Me escreva depois em quanto tempo você o terminou.
Materiais
- Linha/Lã 100% algodão
- Agulha de Crochê 2,5mm
- 1 pedaço de velcro de mais ou menos 2 centímetros
- Agulha e linha de costura
- Tesoura
Pontos
- Correntinha = corr.
- Ponto Alto = pa.
- Ponto Baixo = pb.
- Meio Ponto Alto = 1/2pa.
- Ponto Baixíssimo = pbx.
Receita
Esse babeiro serve para bebês de 5 a 9 meses aproximadamente.
Comece com 5 correntinhas.
1 - Suba 2 corr. (essas não contabilizam como um ponto) e faça 3 pa. na terceira corr. a contar da agulha. Faça mais um pa. na próxima corr.. Siga com mais 2 pa. na outra corr., suba 1 corr. e faça mais 2 pa. ainda na mesma corr. Siga com 1 pa. na próxima corr. Finalize a carreira com 3 pa. na última corr. = 12 pa.
2 - Suba 2 corr. (essas não contabilizam como um ponto) e faça 3 pa. no último pa. da carreira anterior. Trabalhe a partir de agora sempre na alça de trás de cada ponto. Siga com 5 pa. sendo um em cada ponto da carreira anterior. Faça 1 pa. na corr. do meio da carreira anterior, suba 1 corr. e faça mais 1 pa. nessa mesma corr. da carreira anterior. Siga com mais 5 pa. Sendo 1 em cada ponto da carreira anterior. Finalize com 3 pa. no último ponto alto da carreira anterior = 18pa.
Importante: a partir dessa carreira trabalhe sempre usando a alça de trás de cada ponto. Exceto os primeiros e últimos pontos de cada carreira.
3 - Inicie igual a carreira 2 só que faça 4 pa. no primeiro ponto da carreira. Siga com 1 pa. em cada ponto até a correntinha de meio da carreira. Nessa corr. faça 1 pa., suba 1 corr. e faça mais 1 pa. na mesma corr. Siga o resto da carreira com 1 pa. em cada ponto e finalize com 4pa. no último ponto = 26pa.
4 - Execute o mesmo esquema da carreira 3. Inicie e finalize com 4 pa. no mesmo ponto. Faça 1 pa. + 1corr. + 1 pa. na corr. do meio da carreira. Total = 34pa.
5 - Execute o mesmo esquema da carreira 4 porém inicie e finalize, a partir de agora, com 5 pa. no mesmo ponto. Faça 1 pa. + 1corr. + 1 pa. na corr. do meio da carreira. Total = 44pa.
6 - A partir de agora execute sempre o mesmo esquema até a carreira 10. Inicie e finalize cada carreira com 5pa. Faça 1 pa. + 1corr. + 1 pa. na corr. do meio da carreira. Total = 54pa.
7 - Total 64pa.
8 - Total 74 pa.
9 - Total 84 pa.
10 - Total 94 pa.
11 - Suba 2 corr. e faça 5 pa. no primeiro ponto da carreira. Siga com 3 pa. sendo um em cada ponto da carreira anterior. Faça 2 1/2pa. nos próximos 2 pontos seguidos de mais 2 pb. nos próximos 2 pontos e finalize com 2 pbx. Total 12 pontos (pbx. Não contabiliza)
12 - Inicie com 4 pbx. nos últimos 4 pontos da carreira anterior. Siga com 2 pb. Sendo 1 em cada ponto. Faça mais 2 1/2pb. um em cada ponto. Faça 4 pa. um em cada ponto e finalize com 3 pa. no último ponto dessa carreira. Total 10 pontos
13 - Suba 2 corr. e faça 3 pa. no último ponto da carreira anterior. Siga com 2 pa. sendo um em cada ponto. Faça 1 1/2pb. no próximo ponto. Faça 2 pb. um em cada ponto e finalize com 2 pbx. nos últimos 2 pontos dessa carreira. Total 8 pontos.
14 - Inicie com 4 pbx. nos últimos 4 pontos da carreira anterior. Siga com 2 pb. Sendo 1 em cada ponto. Faça mais 2 1/2pb. um em cada ponto. Faça 1 pa. no próximo ponto e finalize com 3 pa. no último ponto dessa carreira. Total 7 pontos.
Arremate, vá para a outra ponta do babador e repita o processo da carreira 11 até a 14. Costure em cada ponta um pedacinho de velcro e está pronto para ser usado!
Sugestão: Realize por toda a volta do babador um ponto de acabamento como o Ponto Caranguejo.
I D É I A: Use sua criatividade e crie vários modelos diferentes. Você pode crochetar broches de cerejinhas, apliques de corações… crie sua própria coleção!
Comentários
Postar um comentário